Governo promete retorno de aviões de grande porte em Noronha para 'início de 2025', mas não define data
Porte das aeronaves foi limitado por conta de buracos na pista de pouso. Obra de reparação deveria ter sido concluída em janeiro de 2024. Começa obra de pav...
Porte das aeronaves foi limitado por conta de buracos na pista de pouso. Obra de reparação deveria ter sido concluída em janeiro de 2024. Começa obra de pavimentação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha O governo de Pernambuco divulgou uma nova previsão para o retorno de operações de aviões de grande porte em Fernando de Noronha. Segundo uma nota divulgada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a expectativa é de que a liberação aconteça "no início de 2025", mas sem a definição de uma data, até o momento. Para a liberação, é necessário a finalização da obra na faixa central do aeroporto. De acordo com o governo, mais de dois terços da pista já foram concluídos (veja vídeo mais acima) . ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE A pavimentação do eixo central começou em 24 de setembro e a promessa inicial era de que o trabalho fosse concluído em 60 dias, o que não aconteceu devido a alterações no cronograma (relembre mais abaixo). Proibição Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões de grande porte na ilha, como Boeings e jatos, devido a fissuras e aos buracos na pista do aeroporto. A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR. Nova previsão O governo do estado indicou o andamento da obra. "De acordo com o cronograma oficial, a faixa central, que é a primeira etapa da obra e essencial à regularização junto à Anac está prevista para o início de 2025. No entanto, a Semobi vem fazendo todos os esforços para a conclusão dessa primeira etapa ainda no fim de 2024", informou a nota. A segunda etapa da obra é referente às margens da pista de pousos e decolagens. A terceira fase inclui as pistas de taxiamento e o pátio de aeronaves. "A conclusão dos trabalhos (prazo de execução do contrato) tem previsão para o final de março de 2025", indicou a Semobi. A secretaria informou, ainda, que o contrato com a empresa responsável pelo serviço segue até julho. Os serviços são realizados das 17h às 9h para não interferir nas operações aeroviárias no terminal. A pista totaliza 1.845 metros de extensão. Os serviços são executados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), com investimento de R$ 60 milhões. LEIA TAMBÉM: Obra no aeroporto de Fernando de Noronha tem novo atraso; 'É um absurdo', diz presidente do Conselho Distrital Pavimentação da pista teve início em setembro Ana Clara Marinho/TV Globo Mudanças de calendário Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023; Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras". A previsão do término da primeira fase era março de 2024"; Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril; Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha; Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, disse que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final de junho; Julho de 2024: Antônio Olímpio reafirmou que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho; Agosto de 2024: a usina de asfalto foi instalada em canteiro de obras; Setembro de 2024: Começou a pavimentação da pista, que tinha previsão de conclusão em 60 dias. Prazo indicado na placa era janeiro de 2024 Ana Clara Marinho/TV Globo Terminal de passageiros No final de agosto, a Dix Aeroportos, empresa responsável pelo terminal de passageiros do aeroporto de Fernando de Noronha, apresentou o projeto de reforma e ampliação do terminal te passageiros da ilha, orçado em R$ 57 milhões. O projeto prevê que o terminal terá a área ampliada de 1.000 m² para 3.300 m². O diretor da Dix, Manoel Ferreira, disse à época que a expectativa é começar o trabalho até novembro deste ano, mas o serviço não foi iniciado. Nesta terça (17), a empresa informou, por meio de nota, que após o lançamento do projeto básico em agosto, deu início a elaboração dos projetos complementares e executivos que foram concluídos. "Atualmente a empresa está finalizando o processo de contratação da construtora. Com o objetivo de acelerar a conclusão da obra no arquipélago, foi adquirido mais um navio a fim de agilizar as operações de transporte de materiais e equipamentos", informou a nota. A empresa informou, ainda, que planeja realizar em janeiro o lançamento da pedra fundamental do novo terminal de Fernando de Noronha. "Como alternativa para oferecer maior comodidade e segurança aos usuários do aeroporto, este ano, a Dix ampliou provisoriamente as instalações do terminal atual em 270 metros quadrados", indicou a empresa. VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco